Buscar
  • Sinantrópicos Ambiental

Guarda Municipal captura jararaca no Dom Orione

A equipe de proteção ambiental da Guarda Municipal atendeu um chamado, na tarde desta terça-feira, 22, no bairro Dom Orione, para contenção e recolhimento de uma cobra na Avenida Eugênio do Nascimento s/nº. O animal foi encontrado por funcionários do Hospital Universitário (HU) em área aberta da edificação, inacessível ao público. A captura foi realizada com sucesso e a jararaca encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) para avaliação e recondução ao seu habitat natural. O animal estava aparentemente saudável e teve sua integridade física protegida durante todo o procedimento realizado pela Guarda Municipal.



Em maio de 2021, a Guarda passou a dar suporte aos órgãos ambientais no serviço de recolhimento de animais silvestres na área urbana de Juiz de Fora, após treinamento para a atividade. Durante o período, foi feita a contenção de 208 animais de espécies diferentes, em diversas localidades. Entre eles gambás, ouriços caixeiro, serpentes, aves diversas, micos, lagartos. Somente no mês de janeiro de 2022, já foram feitos 30 atendimentos.

Ao encontrar um animal silvestre ferido ou em situação de perigo, a população deve acionar a equipe de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, pelo telefone 153, no horário das 8h às 18h. O recolhimento é exclusivamente para animais da fauna silvestre. A equipe não faz captura e encaminhamento de animais domésticos.

A equipe avalia o local em que se encontra o animal, o risco que ele pode representar para a comunidade e as condições do próprio bicho se locomover em retorno ao habitat. São utilizados instrumentos recomendados para o contato com cada espécie, de modo a não causar sofrimento durante a ação. Todos os animais capturados pela Guarda Municipal são transportados em acondicionamento adequado para que suas condições físicas não sofram qualquer agravo.


FONTE: Prefeitura de Juiz de Fora

2 visualizações0 comentário